Sobre nós

Um dos grandes artistas riograndenses e brasileiros é Felipe Assumpção Gertum. Aqui, contamos um pouco de sua inusitada história.

Filho de Jorge Ivan da Costa Gertum e Maria Leocádia Assumpção Gertum, neto do renomado engenheiro Paulo Mostardeiro Gertum e Noêmia Madureira da Costa Gertum, esta última, neta dos Barões de Arroio Grande, proprietários da antiga Charqueada da Costa, e, por parte de mãe, neto do coronel Arthur Augusto de Assumpção e Judith Assumpção de Assumpção, esta última neta dos Barões de Jarau, proprietários da Charqueada do Jarau, o menino Felipe dede os seus 14 anos de idade já se mostrava apto à Arte da Escrita. Na escola, os primeiros lugares em concursos de redações eram a ele reservados, e as suas notas nas provas de Português e Redação superavam as de todos os seus colegas de classe.

Desde sempre, criado nas estâncias dos seus avós maternos e paternos, Felipe assimilou e adquiriu os "hábitos do campo", residindo na tradicional Villa Judith, que integrava a antiga Estância do Laranjal. Depois, passava as suas férias nas estâncias São Joaquim e Santo Antônio, respectivamente situadas nos municípios do Capão do Leão e Bagé, e na Charqueada da Costa, que era gerenciada pelo seu pai.

Começou cedo, aos 17 anos de idade, a trabalhar nas oficinas do Diário Popular de Pelotas como revisor. Em 1980, publicou no velho matutino de sua cidade a primeira crônica intitulada: 'Em um certo colégio Diocesano'. Desse dia em diante, foi então convidado pela Direção do jornal para escrever periodicamente, assumindo uma coluna em um dos mais tradicionais e antigos jornais brasileiros.

História do Projeto

Felipe Assumpção Gertum lançou o seu primeiro CD em dezembro de 2012, no Teatro do Gonzaga, em Pelotas, a segunda maior casa de espetáculos da cidade, lotando-a. Foi o lançamento do disco 'Cristo e eu, íntimos', que acabou dando nome ao seu espetáculo.

Escritor, jornalista, conferencista, memorialista, cantor e compositor, Felipe Assumpção Gertum se consolida como um dos grandes nomes da Cultura Brasileira. Integra, atualmente, várias instituições nacionais e internacionais de relevante prestígio, havendo sido presidente da Academia Sul-brasileira de Letras - ASBL - segunda entitade mais importante do Brasil no segmento da Literatura pelo aspecto de sua territorialidade, pois abrange os três estados do sul do Brasil. 

Fundou e presidiu a Casa Brasileira de Cultura - CBC - e, atualmente, preside o Instituto Nacional Brasileiro Senador Joaquim Augusto de Assumpção - Inbraja. Ainda integra entidades consagradas no mundo, como a I.W.A., com sede em Toledo, nos Estados Unidos. Recentemente, foi convidado a participar da Fundação Osho, tornando-se mundialmente reconhecido pelo seu trabalho vinculado à Cultura e à Arte no Brasil.

No ano de 2002, Felipe Assumpção Gertum conquistou diversos prêmios com seu romance de 355 páginas intitulado 'Paraíso de Cristal', editado pela Papa Livro, em Florianópolis, tendo depois conquistado, na Sicília, Itália, o 'Prêmio de Melhor Livro Estrangeiro', participando deste certame com outros autores latino-americanos. O livro ganhou o 'Primo Posto' e o 'Troféu Giardino Naxos', recebendo o aplauso das críticas italiana e portuguesa.

Como Diretor do Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas - Secult - Felipe Assumpção Gertum deu um novo formato à Feira do Livro de Pelotas, implementando dois importantes Projetos de Leitura que visitaram diversas escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino: 'Leitura rima com Cultura' e 'Leitura abrindo caminhos'.

Em 28 de novembro de 2008, realizou a festa do Centenário de seu avô  - Arthur Augusto de Assumpção - como o maior criador e o mais antigo selecionador de gado holandês do Brasil, havendo recebido o apoio de diversas entidades de classe do Rio Grande do Sul. A revista Globo Rural de novembro deste mesmo ano dedicou oito páginas para contar o feito pioneiro do velho Arthur. Nesta mesma data, Felipe Assumpção Gertum lançou a biografia 'Coronel sem farda', relatando a trajetória e a obra de Arthur Augusto de Assumpção à frente de diversos projetos de vanguarda, incluindo a história do ingresso da raça holandesa no Brasil, no ano de 1908.

No dia 29 de novembro de 2012, Felipe Assumpção Gertum lança o seu primeiro CD - Cristo e eu, ítimos - no Teatro do Gonzaga, em Pelotas, lotando aquela casa de espetáculos. Daí, originou-se o Projeto 'Cristo e eu, íntimos', que acabou visitando 45 cidades, levando o artista e suas emocionantes canções à plateias que o aplaudiram de pé.

Em novembro de 2015, lança o Projeto 'Capelas e Catedrais' quando do pré-lançamento do seu CD intitulado 'Luzes do Altíssimo' lotando a Catedral Metropolitana de Pelotas, interpretando canções de sua autoria e músicas que integram os cancioneiros das igrejas cristãs e, em especial, da Igreja Católica.

O Projeto 'Capelas e Catedrais' tem a finalidade de levar Felipe Assumpção Gertum a apresentar-se em igrejas, teatros, anfiteatros, ginásios, auditórios de escolas, clubes sociais e nas capelas e catedrais brasileiras, assim abrindo um espaço ao processo de evangelização.

Nossos usuários

Aqui você pode descrever os usuários típicos e o porquê desse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes, assim eles irão retornar ao seu site.